Imagem capa - Os pilares de um ensaio. por Ester e Micael Fotografia

Os pilares de um ensaio.


Um ensaio fotográfico é bem mais que clicar algumas fotografias, na verdade, é um conjunto harmônico de 5 pilares: fotografia, conceito, produção de beleza, roupas e locação. Esse conjunto deve ser harmônico com a proposta do ensaio e faz toda a diferença no resultado final.






CONCEITO
É a união das ideias e do estilo de fotos que cada pessoa se identifica, através dele conseguimos idealizar o restante dos pilares.

O conceito surge no início e ele que nos guia na escolha do local, da produção de beleza, da iluminação e das técnicas que seriam usadas.

O que essas fotografias gostariam de transmitir?
Qual o objetivo delas?
Para que elas serão usadas?



FOTOGRAFIA 
Para fotografar um ensaio é necessário ter boa técnica para realizar as fotos com maestria, independente do local e proposta. Entender a iluminação, seja ela natural ou artificial.


Ter um planejamento exclusivo para entender os gostos e a personalidade de cada pessoa. Conduzir a direção criativa de maneira adequada a cada estilo de ensaio. Buscar uma boa conexão com a pessoa fotografada para que ela se sinta confortável para expressar o que tem de melhor.

Por último e não menos importante, a curadoria e edição das imagens, escolhendo as melhores fotos do ensaio e valorizando as cores, a beleza e a iluminação de cada fotografia. 














PRODUÇÃO DE BELEZA

Não existe maquiagem ideal para ensaio de quinze anos ou ensaio pessoal, existe maquiagem ideal para o estilo de fotografia que trabalhamos.

Em ensaios externos gostamos de priorizar a naturalidade na maquiagem, que valorize o que cada menina e mulher tem de melhor, para que a beleza natural seja evidenciada. Sem exageros. Para os cabelos mantemos o mesmo princípio: naturalidade.



ROUPAS E ACESSÓRIOS
As roupas e acessórios devem ser coerentes com a proposta do ensaio e com o que gostaria de expressar com as fotografias.

As peças, cores e texturas são fundamentais para tornar o ensaio ainda mais único e pessoal.

Sempre indicamos que a pessoa use as próprias roupas, assim as peças fazem sentido não somente no dia do ensaio mas também com a fase que ela está vivendo e com as coisas que se identifica.

Com o passar do tempo, as peças ainda farão sentido.












LOCAÇÃO

Assim como as roupas, os locais devem ser coerentes com a proposta do ensaio. Indicamos que o local escolhido tenha alguma ligação com a pessoa, pois ela já tem memórias afetivas e isso torna o local ainda mais importante.

Mas caso não tenha nenhum local em especial não tem problema, pois existem muitas e muitas opções de lugares incríveis para fotografar, mas é necessário encontrar a locação que faça sentido com o estilo das fotografias e com a essência de cada pessoa.